terça-feira, 16 de março de 2010

Apresentação (nova)

Em 2003, vivia eu em Londres (estando portanto afastado do Porto), decidi-me a criar uma página de internet (Porto Académico, com o endereço www.geocities.com/portoacademico) dedicada ao tema das tradições académicas, mais especificamente à história das tradições académicas no Porto - um assunto que me interessava desde o início dos anos 90 e que me ocupara muito tempo dito "livre".

Os objectivos dessa página estão explicados na sua Apresentação, e não os repetirei. Acrescento apenas que nestes seis anos e meio continuei, e continuo, a espantar-me com a facilidade com que os praxistas criam costumes e regras, e com a importância fundamental que muitos atribuem a tolices inventadas nos últimos 10, 20 ou 30 anos; tolices essas que não traduzem uma evolução natural das tradições, com adaptação a novos tempos, mas sim um reforçar de regras e regrinhas, que quanto mais restritivas mais "tradicionais" parecem ser.

Essa página não cresceu como eu gostaria, por uma razão que era de esperar: falta de tempo disponível. A última vez que introduzi material lá foi em Janeiro de 2006; e a penúltima em 2004...

Actualmente, continuo com pouco tempo para organizar material e ideias, e ainda menos para fazer a investigação necessária para completar algumas histórias.

Mas entretanto um acontecimento exterior forçou-me a voltar ao Porto Académico: o serviço de alojamento www.geocities.com foi fechado, o que acarretou o desaparecimento da página.

O objectivo primeiro deste blogue será o de substituir a defunta página do geocities, alojando o material que eu tinha lá colocado (nalguns casos talvez com algumas alterações de pormenor).

Secundariamente, pode ser que de longe a longe eu tenha disponibilidade para colocar aqui material novo - talvez aproveitando o formato de blogue para escrever alguns textos mais curtos, mais modestos e por isso mais exequíveis, sobre tópicos mais específicos (por exemplo: não "A História do Fado de Coimbra no Porto", mas sim "Gravações antigas de fado de Coimbra por estudantes do Porto").

Pode ser ainda que por vezes não resista a colocar aqui textos de opinião. Afinal, isto é um blogue... (Muitos dos que já ouviram as minhas opiniões sobre a praxe e as tradições académicas, se lerem isto, entenderão este aviso como uma ameaça...)

Espero que este blogue possa ter uma vida mais dinâmica do que a página a que sucede, e que possa dar algum contributo para que as tradições académicas no Porto não sejam completamente substituídas por uma praxe-de-regras-novas-a-imitar-o-antigo.

Saudações Académicas!

Sem comentários:

Enviar um comentário