segunda-feira, 29 de março de 2010

O Decreto 10290, de 12/11/1924, sobre a Capa e Batina

MINISTÉRIO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA

Direcção Geral do Ensino Secundário

2.ª Repartição

––––

Decreto n.º 10:290


Considerando que o Estatuto Universitário de 6 de Julho de 1918, determinando no seu artigo 101.º, § único, que não é obrigatório qualquer traje académico para os estudantes, implìcitamente reconhece o uso facultativo de capa e batina para os alunos de ambos os sexos;
Considerando que se tem sempre reconhecido a capa e batina como traje escolar dos que freqüentam as Universidades, escolas superiores e liceus:


Usando da faculdade que me confere o n.º 3.º do artigo 47.º da Constituição Política da República Portuguesa:
Hei por bem decretar, sob proposta do Ministro da Instrução Pública, o seguinte:
Artigo 1.º É permitido aos estudantes de ambos os sexos das Universidades, liceus e escolas superiores o uso da capa e batina, segundo o modêlo tradicional, como traje de uso escolar.
Art. 2.º A todas as pessoas que indevidamente enverguem capa e batina são aplicadas as sanções estabelecidas pela legislação penal para o uso ilegítimo de uniformes, fardamentos e distintivos.
Art. 3.º Fica revogada a legislação em contrário.
O ministro da Instrução Pública assim o tenha entendido e faça executar. Paços do Govêrno da República, 12 de Novembro de 1924.– MANUEL TEIXEIRA GOMESAntónio de Abranches Ferrão.

terça-feira, 23 de março de 2010

D. Ana dos Estudantes

[Sá d’Albergaria, O segredo do Eremita, vol. 5, 1904, págs. 240-249][1]


A D. Ana dos Estudantes era [...] a mais conhecida, mais antiga e mais económica hospedeira dos académicos, no Porto.

Nova ainda, viera estabelecer-se com quartel de estudantes ao cimo da Rua da Fábrica, em frente à Praça de Santa Teresa, numa casa de dois andares, de modestíssima aparência e engrinaldada a frontaria com uma videira antiquíssima que todas as primaveras bracejava a verdura dos seus pampanos por todo o prédio, dando-lhe um aspecto pitoresco.

Era a casa da ramadinha.

A D. Ana, que se conservava sempre irrepreensivelmente honesta, sem que a sombra de uma suspeita pudesse jamais macular-lhe a reputação de casta vestal, que soubera conquistar e manter, vira passar e abrigar-se sob os seus tectos hospitaleiros sucessivas gerações de académicos, desde 1840 até 1892, em que morreu centenária.

Ali se hospedou também, quando estudante, Camilo Castelo Branco[2], a mais legítima e explendente glória das letras portuguesas, e não foram pouco amargas as reminiscências que o grande romancista deixou de si à heróica hospedeira, na sua passagem por aquela casa.

- Nunca cá veio um maldito mais endiabrado do que aquele! - comentava escandalizada.

E contava as partidas que ele lhe fizera.

A D. Ana cobrava um tanto de aluguer de cada quarto, mobilado à custa do hóspede, e cozinhava para os seus locatários, o que cada um queria comer, limitando-se a receber por esse trabalho 600 réis mensais.

Os estudantes forneciam os géneros ou pagavam-nos pelo preço do mercado, na razão do consumo.

Assim, cada qual media-se com as suas posses e, se era rico, comia bem, se era pobre, comia mal, e se não tinha dinheiro, não comia nada.

Camilo parece que era frequentemente dos últimos.

Um dia, um estudante abonado permitiu-se o luxo principesco de querer banquetear-se com uma galinha corada. Deu para isso dinheiro e ordem à D. Ana que, como boa e fiel hospedeira, tratou de cumprir a incumbência recebida.

Estava a galinha na fornalha do fogão, a dizer “comei-me, comei-me”, à espera do dono e a D. Ana a regalar-se de antemão com os gabos e louvores que a sua habilidade culinária ia render-lhe por parte do hóspede.

Nisto, chega Camilo. Vinha esfaimado e sem dinheiro. Atraído pelos rescendentes aromas de tão lauta petisqueira, espreita para a fornalha e, numa volta de mão, sem a D. Ana dar fé, passa a luva à galinha, safa-se com ela par o seu quarto e come-a mais sôfrego do que raposa em capoeira.

Quando a D. Ana deu pela ausência da ave, o Camilo quis meter-lhe em cabeça que talvez ela não estivesse bem morta e apanhando a fornalha aberta, voasse para algum quintal vizinho.

Mas a D. Ana, indignada, relacionando factos e traduzindo risos, lançou à responsabilidade de Camilo a negra acção.

O futuro romancista pagou mais tarde a galinha, mas não conseguiu reabilitar-se no conceito de D. Ana, que na estirada carreira de longeva e quando o nome de Camilo enchia, ele só, a literatura do seu país, contava ainda o horrendo caso, concluindo:

- A galinha pagou-ma, isso é verdade, mas eu nunca lhe perdoei nem posso perdoar o desgosto que me deu a mim e ao outro desgraçadinho!

O outro desgraçadinho era o estudante que devia comer e não comeu a galinha.

De outra vez a D. Ana tomara o pão ao padeiro, e viera colocá-lo na sala de jantar, onde já estavam vários estudantes reunidos à espera do almoço.

Entre eles, Camilo alegrava a conversação com os diots cintilantíssimos so seu espírito superior, que mais tarde devia afirmar-se em livros imorredouros.

A hospedeira infatigável andava numa dobadoura, da sala para acozinha, e da cozinha para a sala.

De repente, por um palpite secreto, vai contar o pão e acha um de menos.

- Falta aqui um pão! - bradou ela. - Qual de vocês foi que o tirou?

Todos responderam: “Eu não!” - incluindo Camilo, que foi um dos primeiros na negativa.

Mas a D. Ana, relanceando pelos rapazes um olhar investigador, exclamou:

- Foi você, seu Camilo!

E sem mais preâmbulos, atirou-se a ele, apalpou-lhe o casaco e sacou-lhe triunfante de um dos bolsos o pão que faltava na cesta.

- D. Ana, - respondeu impertubável o futuro autor do Amor de Perdição - a senhora está enganada, esse pão não lhe pertence.

- Ora essa, não me pertence e falta ali!...

- Garanto-lhe que esse pão é meu. Como sou muito devoto, rezo todas as manhãs o Padre Nosso. E como lá se diz: o pão nosso de cada dia nos dai hoje, Deus ouviu a minha súplica e fez saltar esse pão para o meu bolso sem eu dar por isso, porque estava na sua divina vontade e mais na minha que eu o comesse...

Os condiscípulos celebraram com grandes gargalhadas o gracejo; mas a D. Ana, que tinha um génio irascível, de mulher rude e analfabeta, tomou a sério a brincadeira e cobriu o endiabrado hóspede de imprecações e doestos.

Sob as aparências de criatura intratável, grosseira e egoísta, a D. Ana tinha contudo um fundo de bondade extrema.

Entre os seus hóspedes mais notáveis, figurava o Rosalino, o célebre autor do Diabo fechado na minha gaveta e de tantos outros livros que adiantaram 40 anos à literatura nefelibata que alguns moços esperançosos dos nossos dias ainda cultivam, ingenuamente persuadidos de que são originais e imprimem uma nova orientação às letras pátrias.

Ah! Se esses moços conhecessem o Rosalino! Se lessem o Jovem Ancião, a Besta dos Mil e Um Epítetos, Dois de Contra ao Snr. Doutor, e a Luz da razão, então veriam com grande surpresa sua, que estão atrasados quase meio século na escola de que Rosalino foi o precursor, em que pese à França, mãe fecunda das mais belas criações e das mais insólitas aberrações do espírito humano.

O Rosalino morreu há dias, no hospital de S. José, em Lisboa, talvez com 70 anos, 50 dos quais de vida boémia, passada no Porto, Coimbra e ultimamente na capital.

Ilustrou as diferentes gerações académicas das três cidades com os seus opúsculos literários e filosóficos que ele próprio ia entregar, cobrando altivamente o tostão, que era o preço da obra, sem aceitar nem mais um real - porque não recebia esmolas.

Era de um carácter íntegro, fundamentalmente honrado, incapaz de um pensamento sequer que não fosse ditado pelo mais rigoroso sentimento da dignidade própria e do respeito pela dignidade alheia.

A velha hospedeira, conhecendo que o Rosalino Cândido sofria impávido as mais cruéis privações, nada mandando cozinhar porque nada podia pagar, chamou-o e disse-lhe com tocante singeleza:

- Ò sr. Rosalino, você não quer comer?

- Estou tratando da preparação de um livro, e quando assim é, perco o apetite e nem me lembra que preciso de me alimentar - respondeu o filósofo.

- Bem, mas então se você quer, venha comer todos os dias e, quando arranjar lá a sua vida, me pagará.

- Pois sim...

O Rosalino passou daí em diante a alimentar-se a expensas da D. Ana.

Havia, porém, uma dificuldade a resolver: - era o quarto.

Rosalino não podia pagar e a D. Ana não podia prescindir do aluguer.

Mas pôr o poeta na rua, fazê-lo dormir ao relento nas noites nevoentas e frigidíssimas do Porto, era uma crueldade que repugnava ao coração da pobre mulher.

Como fazer? Ocorreu-lhe uma idéia salvadora.

O bibliómano João Vieira Pinto, delegado de saúde e solteirão excêntrico, sempre embrulhado em dois casacos e dois cache-nez, e todo entregue à pesquisa de livros e objectos raros, ocupava um prédio de dois andares no Campo dos Mártires da Pátria. Na ânsia de economizar mais dinheiro para poder comprar mais livros, o João Vieira encarregara a D. Ana de lhe fornecer a comida por preço módico.

A D. Ana mandava-lhe o jantar, ao fim da tarde, por uma das muitas velhas, criadas de servir desarrumadas, que sempre tinha em casa.

O Rosalino acompanhava a portadora e ficava oculto no portal, pelo lado de dentro da cancela, enquanto a servente subia com o jantar para o doutor.

Logo que este se sentava à mesa, o Rosalino subia a escada, pé-ante-pé, e enfiava-se na vasta biblioteca, onda havia um velho sofá de molas e muitos cobertores de estofo e antiguidade respeitável.

Era ali que ele dormia.

Às vezes sucedia, noite alta, o velho João Vieira Pinto, para tirar dúvidas de catálogo, dirigir-se à livraria com uma vela na mão.

Mal lhe sentia as moiras a arrastar, o Rosalino dava um pulo e resvalava para debaixo do sofá, afim de que o dono da casa não desse pela sua presença.

Assim que o via retirar-se, voltava para cima do sofá e lá ficava toda a noite, às escuras, a sonhar com a glória imensa que lhe adviria dos seus indignados protestos contra as misérias humanas.

Foi lá que ele meditou o seu curioso opúsculo: O mundo não se endireita, mas eu não largarei nunca o mundo!

Pobre visionário!

Isto durou meses, talvez anos.

Pois o Rosalino, podendo impunemente apropriar-se de um livro, de um objecto raro, que os havia lá aos milhares, sem que o dono desse por isso, porque na confusão daquele imenso amontoado de coisas não era fácil abrir falha sensível, abandonou ao cabo de muito tempo aquele abrigo com as mãos tão limpas como a consciência, nunca sombreada de um pensamento repreensível.

Contava isto a D. Ana, nos últimos anos da vida e quando Rosalino trocara já os seus passeios favoritos de S. Lázaro, Cordoaria e Virtudes, pelas poéticas inspirações do Penedo da Saudade, na Lusa Atenas.

Mal sabia a pobre mulher, que atestando a exemplar honradez de Rosalino, passava a si própria um curioso diploma de perspicácia que muitos dos que com ela privaram talvez lhe negassem.

Para completar o perfil desta excêntrica e singular patroa de estudantes, diremos que trabalhou até aos 103 anos de idade com que morreu. E tendo no Brasil dois sobrinhos que lhe enviavam regularmente uma mesada avultada, deixou na mão do procurador desses sobrinhos todo o dinheiro, sem utilizar um só real, porque, dizia ela, podia trabalhar e por isso não precisava.




[1] O segredo do Eremita é um romance, mas o autor chama-lhe "romance de costumes" e diz no prefácio que "os seus personagens existiram" e "tudo que aí se conta sucedeu" (vol. 1, 1902, págs. 6-7). Esta secção, envolvendo pelo menos duas personagens comprovadamente históricas (Camilo Castelo Branco e Rosalino Cândido), é bastante verosímil, pelo menos nos seus traços gerais .

[2] Provavelmente depois da sua passagem pelo “pardieiro” da Rua Escura.

domingo, 21 de março de 2010

O edifício da Academia de Marinha e Comércio do Porto em 1833


A Academia Real de Marinha e Comércio da Cidade do Porto, antecessora da Academia Politécnica, em 1833.
Fachada norte, isto é, a da actual Praça dos Leões.
[Edifícios do Porto em 1833, álbum de desenhos de Joaquim Cardoso Vitória Vilanova, manuscrito 1479, Biblioteca Pública Municipal do Porto, 1987]

Camilo Castelo Branco estudou na Academia Politécnica dez anos depois deste desenho, mas o edifício não devia estar então muito mais adiantado.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Um cábula de génio
Camilo estudante da Politécnica

[Este texto, de Artur de Magalhães Basto, é retirado do Porto Académico, n.º único de 1937, p. 7.
As citações de Camilo não referenciadas são do livro Cavar em ruínas (1867). Um extracto mais extenso pode ser lido numa página sobre a história do ensino da química em Portugal.
A "Politécnica" onde Camilo Castelo Branco estudou, ou antes cabulou, é evidentemente a Academia Politécnica do Porto, antecessora da Faculdade de Ciências.]

"Ó meu querido professor, eu sou dos que antigamente desceram das regiões transmontanas naqueles machos que o progresso tirou da circulação para dar lugar a outros maiores!"
C. C. Branco - A mulher fatal

É de crer que fosse efectivamente montado num macho que Camilo Castelo Branco aos 18 anos, aí por começos de 1843, entrou no Porto, quando a família houve por bem mandá-lo sair de Vilarinho de Samardã - tantas diabruras já por lá ele praticara. Ficava-lhe em Friume a mulher - sim, a esposa! - a Joaquina Pereira, ingénua rapariguita com quem casara, aos 16 anos, e que cedo abandonaria este mundo de falsidades e desilusões.

Mas era em Vilarinho que o nosso Camilo deixava, lavada em lágrimas, o seu grande amor daquele tempo - a Maria do Adro.

No dia 29 de Setembro de 1843 Camilo Castelo Branco estava em Lisboa - visto que abria nessa data o seu sinal no cartório dum tabelião, daquela cidade - mas já em 12 de Outubro se encontrava outra vez no Porto, onde fixou residência, disposto ao que parece, a formar-se em medicina.

Que estudos tinha ele feito até então ?

Tudo quanto Camilo sabia - refiro-me à ciência que tem de ser aprendida nos livros - devia-o a dois sacerdotes: ao cunhado de sua irmã Carolina, o Padre António de Azevedo - com quem vivera durante dois anos na pitoresca aldeola já referida, do concelho de Ribeira de Pena, sobranceira ao Corgo, entre as serras do Mesio e do Alvão, e que se chama Vilarinho de Samardã; e ao Padre Manuel da Lixa, considerado professor de latim, "sujeito de não vulgar lição, pregador de fama", cujas aulas frequentara, durante durante algum tempo, no Lugar da Granja Velha, freguesia de Santa Marinha - do concelho de Ribeira da Pena como a aldeia de Samardã.

Tinham sido esses dois santos homens os seus professores. Mas desde já deve dizer-se, em abono deles, e do seu ensino que o aluno, sempre que lhe era possível, fugia de casa e dos estudos, e passava o dia, de clavina e polvorinho, atrás das galinholas, pela serra; ou de cajado de pastor a guardar rebanhos, pelos vales; ou "sentado nas espinhas dos alcantis fragosos, sempre sozinho, cismando sem saber em quê, engolfada a vista na garganta dos despenhadeiros".

Estava de regresso ao Porto, em princípios de Outubro. No dia 12 já o vemos a fazer exame de Latim e Francês no Liceu Nacional. No dia 13 fez o de Filosofia Racional e Moral. Em Latim triunfou nemine discrepante; nas duas outras disciplinas foi aprovado milagrosamente com um R[1].

Munido das certidões respectivas, no dia 16 matriculou-se na Escola Médica, no 1º ano de Anatomia. No último dia do mesmo mês abriu matrícula na cadeira de Química, da Academia Politécnica.

E começou o primeiro ano dos estudos superiores de Camilo...

"Eu não tinha ainda 19 anos - asseverou ele um dia; e, naquela idade, dou palavra de honra que era estudante sem compêndios, e o mais ignorante que podia ser um rapaz que entranhadamente execrava livros, e amava o sol e tudo quanto ele cobria, exceptuados os livros e os sábios".

Era seu professor de Química o frade egresso Joaquim de Santa Clara de Sousa Pinto. Só à hora da aula, à porta da Academia, quando o avistava ao longe, é que o aplicado estudante se lembrava que ainda não estudara a lição, e passava apressadamente a vista pelo compêndio, que "generosos condiscípulos" lhe emprestavam! Maior inimigo da Química não o havia no curso, e nem mesmo seria fácil de encontrar neste planeta que habitamos!

Quantas vezes ele fugiu da aula, de cócoras, às recuadas, quando o sol de Deus lá de fora "estava incitando à rebelião". Não podia resistir à tentação da liberdade! "Com que tristeza eu via o sol e invejava a minha vida lá das serras, donde viera estudar o sesquioxido de ferro e o bicarbonata de potassa naquelas frias salas do convento da Graça!" (aliás, do Colégio dos Meninos Órfãos da Graça, que estava a ser envolvido pela Academia em construção). Apaixonado pelo sol, e também pelas mulheres - e de mais a mais sem compêndio... Camilo chegou ao dia do exame quasi tão ignorante de Química como antes de se maticular em tal disciplina.

No entanto, atreveu-se a tentar a sorte: foi tirar ponto para o acto[2]. Saiu-lhe o "Kermes mineral" e qualquer coisa mais. Não fazia a mínima ideia dessas matérias. Mas arranjou um livro emprestado, e foi para casa estudar...

Nesse tempo morava Camilo no último andar dum autêntico pardieiro, em completo estado de ruína, sito na fétida e lamacenta Rua Escura. Essa casa está hoje reformada. Faz esquina para as ruas da Bainharia e do Souto, tem em frente a Rua dos Pelames, e nas traseiras os fundos das casas da Rua da S. Sebastião, numa das quais estava naquele tempo o Aljube. "Eu que descera das penadias transmontanas, perfumadas das essências das matas altas, vestidas do rosicler das auroras, da púrpura vespertina dos crepúsculos, de moitas de rosmaninhos, e resvalara à sargeta da Rua Escura!..."

Camilo subiu vagarosamente ao seu quarto, e do quarto passou ao telhado, "com o compêndio e uma viola". "A mulher que eu amava - contar-nos-ia ele mais tarde - vivia numa trapeira da Rua do Souto, e estava lá a mondar mangericões. Vi-a, sentei-me na espinha do telhado, e, ao arpejo da viola chuleira, cantei-lhe umas trovas, que eram a nagação de toda a química..."

Mas a vizinha era esquiva; pelo menos, não ligava a cantigas.

Como pouco depois assumasse ao telhado o estudante que a sorte emparelhara com Camilo "para a hecatombe do dia seguinte", resolveram estudar... Mas estudaram tanto, ou sabiam tão pouco, que nem sequer conseguiram descobrir em que página do livro estava a matéria do ponto!

Às nove da noite Camilo resolveu não fazer acto e foi ouvir música à porta do quartel General!...

Seja ele agora mesmo, o grande romancista, a narrar o mais que se passou:


"Estava eu embevecido na ária da Norma, quando senti no ombro pousar-me amigável mão.

- O senhor por aqui?! - perguntou-me alguém.

Voltei-me e vi o meu sábio condiscípulo (Francisco Pereira) Amorim de Vasconcelos, o estudante premiado, que, naquele tempo, devia orçar pelos trinta anos, e já era administrador da botica do hospital da Trindade, se bem me lembro.

- Por aqui na véspera de ponto?! tornou ele.

- É verdade...

- Já estudou?

- Nada.

- Então?!

- Não vou fazer acto.

- Porque não sabe o ponto?

- Justamente.

- Venha comigo, que eu ensino-lho. Venha, que é uma desgraça perder um ano!

E levou-me pelo braço.

Escutei-o até às duas da madrugada. Quando saí sabia o ponto, sabia os rudimentos da Química, sabia a história e a filosofia da ciência, conhecia Berzelins, Gay Lussac, Orphila, e não sei quê mais.

Adormeci como um justo e acordei com a cabeça mais pesada que uma igual porção do Kermes do ponto.

Soou a hora do acto. Já de antemão os condiscípulos me davam pêsames: dizia-se que eu, além de ser um parvo quimicamente falando, tinha quarenta e oito faltas, afora vinte e duas abonadas, sete negas e cinco fugidas.

O sr. Santa Clara estava na presidência com ar fúnebre. O meu consócio do holocausto entrou como moribundo que não pudesse morrer sem fazer acto de química. Eu ia alegre com a minha ciência e três cálices de licor de canela.

Que acto eu fiz! Desenruguei a fronte do lente, enchi de júbilo os arguentes, espantei os condiscípulos e fui aprovado nemine discrepante. E o que mais é, salvei o meu condiscípulo, que tinha sido menos boçal do que eu, e frequentara exemplarmente... os bancos da aula. Se eu não fora reprovado, fora escandalosa a reprovação do outro. Deram-lhe um R, que ele agradeceu com lábios, não maculados deuma só palavra escorreita em matéria de Química.

Amorim abraçou-me, levantou-me à altura da sua óptima cabeça e disse-me:

- Se não fossem as negas e as fugidas, o prémio devia ser seu!"

..................................................................................................

Fiquemo-nos por aqui... Nem mais uma palavra se deve acrescentar.

Não parece que essa página risonha, colorida e viva de recordações da mocidade do imortal Romancista - o mais genial dos Politécnicos portuenses - foi escrita expressamente para o presente número único do Porto Académico?!

Pelo arranjo e pela cópia

A. DE MAGALHÃES BASTO
Antigo Professor da Faculdade de Letras



[1] Os júris de exame eram constituídos (geralmente?) por três professores. Cada um deles votava A(provado) ou R(eprovado); se todos os examinadores votassem A o examinando estava aprovado nemine discrepante (sem ninguém discordar); se tivesse só um R, estava aprovado simpliciter; com dois ou mais R's estava evidentemente reprovado

[2] “Acto” era o exame; o “ponto” era a matéria, tirada à sorte, sobre a qual o acto incidiria.

terça-feira, 16 de março de 2010

Os fundadores do jornal Porto Académico


Os estudantes do 3.º ano da Faculdade de Ciências que em 1922 fundaram o jornal Porto Académico.
Sentados: Fogaça Guimarães (administrador), Perry Garcia (redactor principal), Santos Nobre (director), António Andrade e Serafim Lino. De pé: Jorge Viana, Américo Monteiro Soares, António Diegues, Fernando Cardoso Lima e Manuel Ferreira dos Santos (editor).

O número 1 da 1.ª série do Porto Académico saiu a 6 de Novembro de 1922, tendo este jornal mantido publicação regular até 1929. A partir de Novembro de 1923 foi orgão oficial da Associação dos Estudantes do Porto (fundada em 1911, extinta pelo governo em 1932; a partir de 1924 chamou-se Associação Académica do Porto).
Em Abril de 1937 saiu um número único do Porto Académico, comemorativo do 1.º Centenário da Academia Politécnica e da Escola Médico-Cirúrgica, "dirigido, organizado e editado" por Perry Garcia e Zeferino de Moura.
Em Junho de 1938 os mesmos antigos estudantes publicaram um outro número único, comemorativo da 2.ª Festa de Confraternização dos Antigos Estudantes do Porto.
Finalmente, em Março de 1962 Zeferino de Moura publicou, com o patrocínio da Associação dos Antigos Alunos da Universidade do Porto, mais um número único, comemorativo do cinquentenário da fundação da Universidade do Porto e do Orfeão Académico.

Apresentação (nova)

Em 2003, vivia eu em Londres (estando portanto afastado do Porto), decidi-me a criar uma página de internet (Porto Académico, com o endereço www.geocities.com/portoacademico) dedicada ao tema das tradições académicas, mais especificamente à história das tradições académicas no Porto - um assunto que me interessava desde o início dos anos 90 e que me ocupara muito tempo dito "livre".

Os objectivos dessa página estão explicados na sua Apresentação, e não os repetirei. Acrescento apenas que nestes seis anos e meio continuei, e continuo, a espantar-me com a facilidade com que os praxistas criam costumes e regras, e com a importância fundamental que muitos atribuem a tolices inventadas nos últimos 10, 20 ou 30 anos; tolices essas que não traduzem uma evolução natural das tradições, com adaptação a novos tempos, mas sim um reforçar de regras e regrinhas, que quanto mais restritivas mais "tradicionais" parecem ser.

Essa página não cresceu como eu gostaria, por uma razão que era de esperar: falta de tempo disponível. A última vez que introduzi material lá foi em Janeiro de 2006; e a penúltima em 2004...

Actualmente, continuo com pouco tempo para organizar material e ideias, e ainda menos para fazer a investigação necessária para completar algumas histórias.

Mas entretanto um acontecimento exterior forçou-me a voltar ao Porto Académico: o serviço de alojamento www.geocities.com foi fechado, o que acarretou o desaparecimento da página.

O objectivo primeiro deste blogue será o de substituir a defunta página do geocities, alojando o material que eu tinha lá colocado (nalguns casos talvez com algumas alterações de pormenor).

Secundariamente, pode ser que de longe a longe eu tenha disponibilidade para colocar aqui material novo - talvez aproveitando o formato de blogue para escrever alguns textos mais curtos, mais modestos e por isso mais exequíveis, sobre tópicos mais específicos (por exemplo: não "A História do Fado de Coimbra no Porto", mas sim "Gravações antigas de fado de Coimbra por estudantes do Porto").

Pode ser ainda que por vezes não resista a colocar aqui textos de opinião. Afinal, isto é um blogue... (Muitos dos que já ouviram as minhas opiniões sobre a praxe e as tradições académicas, se lerem isto, entenderão este aviso como uma ameaça...)

Espero que este blogue possa ter uma vida mais dinâmica do que a página a que sucede, e que possa dar algum contributo para que as tradições académicas no Porto não sejam completamente substituídas por uma praxe-de-regras-novas-a-imitar-o-antigo.

Saudações Académicas!

Apresentação (antiga)

Um dos grandes defeitos das tradições académicas portuenses é a falta de memória.

É verdade que a característica principal de qualquer tradição é o facto de ser passada de geração em geração, sendo um pouco deturpada em cada passagem, que é o que lhe permite evoluir. Se tivermos um conhecimento rigoroso acerca dum hábito de há cem anos e se o reproduzirmos fielmente, estamos a fazer uma reconstituição histórica e não a viver uma tradição. Mas o desconhecimento total dos hábitos dos nossos "avós" (praxisticamente: daqueles que praxaram os que nos praxaram a nós) impede que tenhamos uma visão equilibrada das tradições, de quais as que representam uma longa evolução com significado(s) e de quais as que não passam de modas recentes. Eu, que tive dez inscrições, vi demasiadas vezes pessoas a defenderem acerrimamente costumes "sagrados" porque "antiquíssimos"... que eu tinha visto nascer!

A transmissão do que "se passava antigamente" (não me refiro a cinco, dez anos atrás, mas vinte, trinta, cinquenta, cem...) não pode ser confiada só ao meio oral: é que pouca gente tem um antigo estudante na família e a visão de um antigo estudante é quase sempre redutora ao seu tempo. É necessária então uma memória escrita. Mas enquanto que a bibliografia sobre Coimbra é abundante, sobre os hábitos dos estudantes do Porto o que existe é ou extremamente difícil de encontrar ou muito fraco (ou as duas coisas simultaneamente). Assim se explica que, quando em 1982 dois estudantes da Universidade Católica no Porto, Manuel Cabral e Rui Marrana, resolveram escrever um livro sobre as tradições académicas no Porto, a sua principal fonte de informação tenha sido o Museu Académico... de Coimbra. E o resultado, Quid Praxis, tem muito pouco sobre as tradições que tinham existido no Porto antes da interrupção dessas tradições nos anos 70 (da qual se estava ainda a sair quando o livro foi publicado) - o interesse do livro, hoje em dia, resume-se praticamente ao facto de ser um documento histórico sobre a época em que foi escrito.

Esta página pretende ser um contributo para contrariar esta falha. Tentarei reunir aqui fundamentalmente dois tipos de textos: por um lado, memórias de antigos estudantes do Porto que se encontram dispersas por diversas publicações (mas especialmente nos números únicos do jornal Porto Académico de 1937, 1938 e 1962 - daí o nome da página); por outro, textos da minha autoria em que tentarei fazer uma história de diversas tradições académicas: o traje académico; as tradições musicais (fados, tuna, orfeão); as festas (queima das fitas e afins); a praxe ao caloiro.

O projecto é concerteza demasiado ambicioso, pois em geral é necessário partir do zero. Para piorar as coisas, eu tenho um doutoramento para fazer (cujo tema não é este!), e estou a viver em Londres, de onde o acesso à documentação necessária é, para ser eufemístico, muito complicado. Este projecto é, portanto, um projecto a longo prazo... muito longo prazo. Mas se acharem que o que aqui já está tem algum interesse, vão aparecendo de vez em quando, e nunca se sabe: pode ter havido alguma actualização.

Saudações académicas!

João Caramalho Domingues

( Londres, 29 de Outubro de 2003)