domingo, 8 de maio de 2011

Vinhetas da Queima das Fitas

[Esta entrada está desactualizada. V. Selos da Queima das Fitas]

Antes da interrupção dos anos 70, em vez de autocolantes havia vinhetas, ou selos, da Queima das Fitas.
Os desenhos destas vinhetas, ao contrário do que aconteceria mais tarde com os autocolantes, era diferente dos dos cartazes. Segundo me explicou em tempos Flávio Serzedello de Oliveira (1920?-2009, estudante da UP 1948-1974?), havia três prémios no concurso para cartaz da Queima das Fitas do Porto: o desenho classificado em primeiro lugar era adoptado para cartaz grande, o segundo para cartaz pequeno, e o terceiro para selo. Podem ver-se alguns cartazes grandes neste blogue em "Cartazes da Queima dos anos 60". Não tenho nenhuma imagem dum cartaz pequeno, embora tenha memória de numa exposição em 1992 ter visto um, da Queima de 1969, cujo desenho era o que foi utilizado para o programa desse ano (e que pode ser visto em "Alguns programas da Queima das Fitas, por volta dos anos 60"); os desenhos utilizados nos programas de 1963, 1965 e 1966, não sendo os dos cartazes grandes nem os das vinhetas, provavelmente seriam também os dos cartazes pequenos.
Apresento abaixo imagens de vinhetas da Queima das Fitas. A de 1958 foi retirada do blogue Memoria recente e antiga. As de 1955, 1956, 1957 e 1963 foram retiradas duma secção do Álbum de Memórias do Gabinete do Antigo Estudante da UP. As outras são digitalizações de originais da minha colecção pessoal - aproveito para agradecer à dra. Assunção Lima ter-me cedido vários destes originais.
Gostaria de colocar aqui mais vinhetas da Queima das Fitas. Se algum leitor do blogue tiver alguma (em bom estado) e estiver disposto a colaborar, fico agradecido e outros leitores também deverão ficar.











Sem comentários:

Enviar um comentário